O Windows 7 simplifica o que você faz no computador, para que você possa fazer ainda mais
Muitas?
Projetamos o Windows 7 para ajudar você a limpar a bagunça da área de trabalho e achar o que precisa, rapidamente.
Uma barra de tarefas com modo de exibição
As visualizações em miniatura podem ser muito úteis quando você está lutando contra várias janelas. Aponte para o ícone de um programa na barra de tarefas do Windows 7 e você verá miniaturas dos documentos, das imagens e até mesmo de vídeos em reprodução.
Aponte para a miniatura, e um novo recurso chamado Peek a transforma em um modo de exibição em tamanho máximo. Todas as outras janelas abertas desaparecem temporariamente. Gostou da precisão?
Fixação e Listas de Atalhos
Antigamente, a barra de ferramentas de Início Rápido oferecia atalhos para os programas que você precisava acessar rapidamente. Agora, você pode simplesmente "fixar" programas (e arquivos) à barra de tarefas do Windows 7 - assim, você poderá abri-los com apenas um clique. É fácil reorganizar a lista de botões da barra de tarefas – basta clicar neles e arrastá-los. E as Listas de Atalhos permite que você acesse rapidamente o que mais usa, como os sites mais visitados ou os documentos favoritos.
Mágica da janela
Já precisou comparar dois documentos, lado a lado? Antes, você tinha que redimensionar manualmente as janelas. Com o Snap, você arrasta duas janelas para uma das laterais da tela, e elas se ajustarão ao local, uma ao lado da outra. Ajuste uma janela à parte superior da tela, e essa janela se expandirá até preencher a área de trabalho.
Com o Shake, é possível clicar na parte superior de uma janela e chacoalhar o mouse para minimizar todas as outras janelas. Movimente-o novamente, e as outras janelas retornarão.
Não é apenas um rostinho bonito
O Windows 7 tem algumas ferramentas excelentes para ajudar você a gerenciar o espaço de trabalho. Mas há muita coisa que você não vê, também. Os clientes nos disseram que o que queriam mesmo era bem simples: um computador rápido e confiável. Então, essa foi uma das prioridades na lista de tarefas de nossos engenheiros.
O Windows 7 foi projetado para entrar e sair da suspensão mais rapidamente, usando menos memória e menos bateria. E, por exigir menos recursos do computador, o Windows 7 também proporcionará uma boa experiência em netbooks.
O que há de novo na área de trabalho do Windows?
Novos recursos na área de trabalho do Windows facilitam a organização e o gerenciamento de várias janelas. Você pode alternar facilmente entre janelas abertas, de modo que possa se concentrar nos programas e arquivos importantes. Outros novos recursos ajudam você a adicionar um toque pessoal à sua área de trabalho.
Snap
Você pode usar o Snap para organizar e redimensionar janelas na área de trabalho com um único movimento do mouse. Usando o Snap, você pode alinhar rapidamente as janelas no lado da área de trabalho, expandi-las verticalmente para ocupar toda a altura da tela ou maximizá-las para que preencham a área de trabalho completamente. O Snap pode ser especialmente útil ao se compararem dois documentos, copiando ou movendo arquivos entre duas janelas, maximizando a janela em que você está trabalhando no momento ou expandindo documentos longos para facilitar sua leitura e precisar de menos rolagem.
Para usar o Snap, arraste a barra de título de uma janela aberta para o lado da área de trabalho para alinhá-la ali ou arraste-a para a parte superior da área de trabalho para maximizar a janela. Para expandir uma janela verticalmente usando o Snap, arraste a extremidade superior da janela para a parte superior da área de trabalho. Para obter mais informações, pesquise "Snap" em Ajuda e Suporte.
Shake
Usando o Shake, você pode minimizar rapidamente todas as janelas abertas na área de trabalho, exceto aquela em que você deseja se concentrar. Basta clicar na barra de título da janela que você deseja manter aberta e arrastar (ou sacudir) a janela de um lado para o outro rapidamente, e as outras janelas abertas serão minimizadas.
Para restaurar as janelas minimizadas, sacuda a janela aberta novamente. Para mais informações, consulte Minimize janelas na área de trabalho usando o Shake.
Peek
Você pode usar os recursos do Peek para visualizar rapidamente a área de trabalho sem minimizar todas as janelas ou visualizar uma janela aberta apontando para seu botão na barra de tarefas.
O Peek na área de trabalho |
O botão Mostrar área de trabalho foi movido para a extremidade oposta da barra de tarefas do botão Iniciar, facilitando clicar ou apontar para o botão sem abrir acidentalmente o menu Iniciar.
Além de clicar no botão Mostrar área de trabalho para chegar à área de trabalho, você pode exibir temporariamente ou espiar a área de trabalho simplesmente apontando para o botão Mostrar área de trabalho. Quando você aponta para o botão Mostrar área de trabalho ao final da barra de tarefas, a exibição de qualquer janela aberta esmaece, revelando a área de trabalho. Para fazer as janelas reaparecerem, afaste o mouse do botão Mostrar área de trabalho.
Isso pode ser útil para exibir rapidamente gadgets de área de trabalho ou quando você não deseja minimizar todas as janelas abertas e depois precisar restaurá-las. Para mais informações, consulte Visualizar temporariamente a área de trabalho usando o Peek.
Espie um arquivo aberto na área de trabalho |
Você pode usar o Peek para ver rapidamente outras janelas abertas sem clicar fora da janela em que você está trabalhando.
Aponte para um botão de programa na barra de tarefas que tenha arquivos abertos. As visualizações de miniatura de qualquer arquivo aberto associado a esse programa são exibidas sobre a barra de tarefas. Você pode apontar para uma miniatura, para visualizar o conteúdo da janela, e todas as outras janelas abertas na área de trabalho esmaecem para revelar apenas a janela que você está visualizando. Para abrir a janela que você está visualizando, clique na miniatura. Para mais informações, consulte Visualizar uma janela aberta na área de trabalho usando o Peek.
Gadgets
A Barra Lateral do Windows não está incluída nesta versão do Windows. Em vez disso, você pode exibir gadgets em qualquer lugar da área de trabalho e usar os recursos do Peek para ver temporariamente gadgets de área de trabalho sem minimizar nem fechar as janelas com as quais você está trabalhando.
Para mais informações sobre como usar gadgets na área de trabalho , pesquise "gadgets" em Ajuda e Suporte.
Plano de fundo da área de trabalho
O plano de fundo de área de trabalho não precisa mais ser uma única imagem. Com o Windows 7, você pode exibir uma apresentação de slides de imagens. Alguns temas do Windows incluem uma apresentação de slides ou você pode criar sua própria apresentação de slides com sua coleção pessoal de imagens. Para mais informações sobre como configurar um plano de fundo da apresentação de slides, consulte Criar uma apresentação de slides de plano de fundo de área de trabalho.
Observações
- Nem todos os novos recursos de área de trabalho estão disponíveis em todas as edições do Windows 7. Por exemplo, o Peek, o Shake e as apresentações de slides de plano de fundo não estão incluídas no Windows 7 Home Basic nem no Windows 7 Starter. Você pode descobrir a edição do Windows 7 que está instalada em seu computador, abrindo Sistema, no Painel de Controle. Para conhecer outros efeitos e recursos do Aero suportados no Windows 7 Enterprise, Windows 7 Home Premium, Windows 7 Professional e Windows 7 Ultimate, consulte O que é a experiência de área de trabalho do Aero?Para abrir Sistema, clique no botão Iniciar, clique com o botão direito em Computador e clique em Propriedades.
- O menu Iniciar e a barra de tarefas foram também reprojetadas para demonstrar alguns novos recursos. Para mais informações, consulte O que há de novo no menu Iniciar? e O que há de novo na barra de tarefas do Windows 7?.
- Melhor, mais forte e mais rápida: A barra de tarefas do Windows 7
Trabalhe com mais eficiência e diminua a desorganização em sua área de trabalho
Você sabe o que é a barra de tarefas do Windows, não sabe? É aquela faixa horizontal familiar na base da sua área de trabalho, em que seus arquivos e programas abertos aparecem. É nela que mora o botão Iniciar. É lá que você recebe vários pop-ups de notificações. Fale a verdade: você provavelmente nunca prestou atenção nela.Isso está prestes a mudar. Com o Windows 7, a barra de tarefas recebeu mais do que apenas uma remodelagem. A Microsoft a refez e a deixou melhor do que antes. É como o Homem de Seis Milhões de Dólares — melhor, mais forte e mais rápida. (OK, talvez não mais forte, mas muito poderosa, ainda assim.) Veja como a barra de tarefas simplifica sua maneira de trabalhar, para que você possa fazer as coisas mais rapidamente.Dê uma espiada e encontre
Quando trabalho em um projeto complicado no meu computador, às vezes me vejo às voltas com mais janelas abertas do que eu posso administrar direito. Aí, eu fico sentado, atrapalhado e confuso pelos retângulos em cascada que se espalharam à minha frente como um baralho espalhado em uma mesa. Como faço para selecionar que janela ver? Como mudo de uma janela para outra? Como faço todas essas janelas sumirem?Com um negocinho chamado Aero Peek, eis como.Você pode usar o Aero Peek para visualizar rapidamente as janelas abertas, sem deixar a janela atual para trás. Aponte para um botão na barra de tarefas para ver uma visualização em miniatura da janela correspondente e aponte o mouse para a miniatura, para visualizar a janela em tela inteira. Depois, se você quiser mudar para a janela visualizada, basta clicar na miniatura. É incrivelmente útil.Mostre-me a área de trabalho!
Às vezes, tudo o que você quer é que as janelas abertas sumam e deixem você em paz, nem que seja por um momento (ou talvez isso seja coisa minha). Talvez você tenha um motivo prático, como dar uma olhada em um gadget na sua área de trabalho. O Aero Peek permite que você minimize instantaneamente suas janelas abertas com o botão Mostrar Área de Trabalho.O botão Mostrar Área de Trabalho é uma barra retangular bem na extremidade da barra de tarefas, como um aparador do botão Iniciar.Veja como usá-lo:- Aponte para o botão Mostrar Área de Trabalho e de uma olhada na área de trabalho - as janelas abertas ficam transparentes. Mova o mouse para fora do botão Mostrar Área de Trabalho, e as janelas voltam.
- Clique no botão Mostrar Área de Trabalho para minimizar todas as janelas abertas, revelando a calma e organizada área de trabalho. Clique nele novamente, e as suas janelas voltarão.
Ícones maiores e mais claros
Agora que você tirou todas as janelas do caminho, vamos dar uma olhada nos botões da barra de tarefas em si: Agora, eles têm uma nova aparência e novas possibilidades.Quando você começar a usar o Windows 7, cada um dos programas abertos aparece como um botão individual sem rótulo. Ficou bonito, não?Não seria ótimo se você pudesse mudar a aparência dos botões da barra de tarefas e como eles se agrupam quando você tiver vários programas abertos de uma vez só? Com a barra de tarefas do Windows 7, você pode.E se você não estiver satisfeito com a ordem dos botões da barra de tarefas? Agora você pode reorganizá-los como quiser, clicando e arrastando. Um pequeno passo para os botões da barra de tarefas, um grande salto para você.Fixe os seus programas
Nas versões anteriores do Windows, você podia fixar programas no menu Iniciar para fácil acesso, mas, com o Windows 7, você também pode fixar os programas em qualquer lugar da barra de tarefas. Fixar um programa na barra de tarefas faz com que ele fique sempre ali, bem à sua frente, de modo que você possa abri-lo com um único clique — rápido e conveniente.Vá mais rápido com as Listas de Atalhos
Outro novo recurso legal do Windows 7: Listas de Atalhos. Listas de Atalhos são listas de imagens, músicas e sites, dentre outros, agrupados de acordo com o programa que você usa para abri-los — o que significa que agora você pode abrir os arquivos de que precisa no mesmo botão da barra de tarefas que você usa para abrir o programa.Para ver a Lista de Atalhos para um programa, clique com o botão direito do mouse no botão da barra de tarefas ou arraste o botão para a área de trabalho. Aí, clique no item, na Lista de Atalhos, para abri-lo.Reúna os pop-usNas versões anteriores do Windows, pop-ups, notificações e alertas eram interrupções frequentes e irritantes no meu trabalho. Com o Windows 7, eu posso gerenciar a área de notificações da barra de tarefas, de modo que vejo menos balões. E, para me ajudar a controlá-los, eles ficam todos no mesmo lugar — a Central de Ações — um local que reúne as notificações importantes de segurança e manutenção.Você também pode escolher que ícones aparecem na área de notificações, de modo que não se trata apenas de um amontoado de ícones. Sim, você pode escolher que ícones aparecem lá. E você não tem que se preocupar com ícones ocultos, também. Tudo o que você tem que fazer é clicar no botão Mostrar ícones ocultos, na barra de tarefas, para facilmente vê-los todos, de novo.eja você mesmoEntão, vá em frente e comece a usar a nova barra de tarefas. Com todos esses grandes aperfeiçoamentos que você verá, o tempo que você passa ao computador será mais eficiente e simples. Não, não é realmente biônico — mas é tão bom, que eu não ficaria surpreso se você pensasse que é.
Microsoft revela Windows 8, o sistema para qualquer tipo aparelho
Novo sistema é otimizado para touchscreen, mas poderá ser usado com mouse e teclado.
O Windows 8 é oficial. Durante a conferência da Microsoft nesta última quarta (1º) na D9, a nova geração do sistema operacional foi demonstrada com destaque especial para a interface, que foi totalmente remodelada para seguir a forte tendência de hardware e softwares touchscreen.
De acordo com o anúncio oficial da Microsoft, o novo Windows é adaptável para diferentes telas, das menores até as maiores, com ou sem suporte para toque. O mesmo Windows roda tanto em um tablet quanto em máquinas maiores e mais potentes.Como afirmou Mike Angiulo, responsável pelo planejamento do Windows, "o Windows 8 será rodado em uma vasta gama de máquinas porque terá os mesmos requerimentos de sistema ou menores". Apesar de otimizado para touchscreen, quem usa mouse e teclado poderá desfrutar do novo sistema normalmente.
A nova plataforma e os novos recursos para desenvolvedores farão com que os aplicativos sejam compatíveis com todos os tipos de computador, com ou sem teclado, com tela grande ou pequena, tablets, notebooks, etc. “Centenas de milhões de PCs vão rodar a nova interface do Windows 8”, ressalta o anúncio oficial da Microsoft.
Windows 8 é oficial. (Fonte da imagem: Reprodução/YouTube)Principais novidades
- Interface baseada em Metro UI, a mesma utilizada no Windows Phone e em softwares como Zune HD;
- Menu Iniciar passa a ser um mosaico com visualização adaptável dos aplicativos;
- Cada parte do mosaico refere-se a um aplicativo e mostra informações atualizadas constantemente;
- Uma dessas miniaturas “acusa” a loja de aplicativos da Microsoft;
- Alternância simplificada entre aplicativos em execução;
- Possibilidade de redimensionar e reorganizar um aplicativo no canto da tela para multitarefas;
- Aplicativos baseados em HTML5 e JavaScript interconectados com o sistema;
- Navegação pelo Internet Explorer 10 totalmente otimizada para toque;
- Compatibilidade com aplicativos já existentes;
- Novas tecnologias para facilitar a vida dos desenvolvedores;
- Compatibilidade com SoC (sistemas em um chip);
- Novas demonstrações em setembro, no evento BUILD da Microsoft com cobertura do Tecmundo.
Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/10452-microsoft-revela-windows-8-o-sistema-para-qualquer-tipo-aparelho.htm#ixzz1QVD7Mlva
Windows 8 quer iniciar em até 6 segundos nos dispositivos SSD
Novo sistema de inicialização híbrida vai garantir um tempo de carregamento inicial muito mais veloz do que o do Windows 7.
Após muitos rumores e informações vazadas, finalmente a Microsoft revelou os detalhes oficiais do que esperar na versão final do Windows 8. Durante o evento realizado nesta quinta-feira (2 de junho), umas das principais novidades destacadas pela empresa foi a possibilidade de usar o sistema operacional em qualquer tipo de aparelho.
Segundo a Microsoft, o novo sistema operacional deve ter um tempo de inicialização muito mais rápido do que o Windows 7. A expectativa da companhia é que, utilizado em conjunto com dispositivos com memória SSD, o tempo de inicialização do novo sistema operacional seja de somente 6 segundos.
Já nos aparelhos que utilizam discos rígidos, a previsão é que o tempo de inicialização máximo esteja restrito a somente 20 segundos. Para garantir toda essa velocidade, o Windows 8 contará com um sistema de inicialização híbrida, que implica na hibernação da máquina utilizada em vez de seu desligamento total.
Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/10456-windows-8-quer-iniciar-em-ate-6-segundos-nos-dispositivos-ssd.htm#ixzz1QVG1o3D3
Ubuntu 11.04
Distro recebe melhorias na interface, além de versões atualizadas de aplicativos como Firefox e LibreOffice. Unity torna-se o gerenciador de janelas padrão.
Finalmente! Depois de muita especulação, mudanças drásticas, brigas com a comunidade e até mesmo a dúvida do gerenciador de janelas padrão, o Ubuntu 11.04 já está disponível para download, trazendo várias novidades e diversas mudanças na interface. Então, enquanto o download não termina, que tal pegar um copo de café e acompanhar com a gente as principais novidades na mais nova versão do Ubuntu?
Antes de mais nada: sim, o tão comentado Unity é o gerenciador de janelas padrão do Ubuntu. O GNOME ainda está lá, mas escondido em uma nova interface. Aliás, se o seu computador por algum motivo não suportar o Unity, o sistema automaticamente entra no GNOME. Isso pode acontecer se a sua placa de vídeo não suportar 3D, ou se os drivers para a placa não estiverem instalados (ou configurados do jeito certo).
Dica: se a placa do seu computador é uma NVidia, não esqueça de instalar os drivers.
Uma vez que o Unity esteja funcionando em toda sua glória, é hora de tentarmos entender o que está acontecendo. Se você já usa o Unity, não deve sofrer muito com o novo gerenciador de janelas. Caso você tenha se acostumado com o GNOME, vamos ao que importa:
- A barra do rodapé sumiu. No Unity ela simplesmente não é mais necessária.
- A barra superior sofreu uma mutação: agora ela também mostra os menus do programa que estiver em destaque, de uma forma similar ao Mac OS.
- Há um lançador de aplicativos no canto esquerdo da tela. Você pode adicionar seus programas preferidos ali, para rápido acesso. A barra fica oculta quando você maximiza uma janela ou arrasta uma janela para o canto esquerdo, mas ela volta a aparecer automaticamente quando a área estiver “desocupada”.
No final, o que temos? Uma área de trabalho mais limpa, com o mínimo de elementos, o que permite usar ao máximo o espaço disponível. Usando corretamente, a única área que fica ocupada é a barra no topo, que não deve cobrir nem 5% da maioria dos monitores. Usuários de netbooks devem ficar muito agradecidos com essa mudança. Por outro lado, como não há mais uma barra com os programas abertos, quem gosta de manter as janelas maximizadas e alternar pela barra (como é o meu caso) vai sofrer um pouco para se acostumar.
Obviamente, você não é obrigado a ficar com o Unity como padrão. O GNOME padrão ainda está disponível, e também dá para instalar outros gerenciadores de janela. No meu uso pessoal, a combinação de dois monitores e uma placa NVidia não deu muito certo. Pode apenas ser um caso específico, mas o meu exemplo mostra que o Unity ainda precisa de alguns cuidados.
Sobre o lançador de aplicativos: sabendo usá-lo corretamente, você vai amá-lo. Digamos que a barra esteja oculta, mas algum programa exige a atenção do usuário — um novo e-mail ou o fim de um download, por exemplo —… O ícone desse programa aparece no canto esquerdo e dá uma balançada para chamar sua atenção. Além disso, alguns programas podem mostrar pequenas notificações junto ao ícone, de uma forma similar às notificações do iOS (por exemplo, o Evolution mostra quanto e-mails novos estão na caixa de entrada).
E como fazer para abrir mais de uma janela do mesmo programa? Simples, clique com o botão do meio do mouse. Se você estiver em um notebook, clique no touchpad com os dois dedos ou aperte os dois botões ao mesmo tempo. Para ver todas as janelas abertas, clique no ícone do aplicativo e ele vai mostrar miniaturas das janelas. E você ainda pode chamar os aplicativos pelo teclado. Aperte a tecla Super (aquela que normalmente vem com o logo do Windows) e o lançador vai ficar com os aplicativos “numerados”; em seguida, pressione a tecla correspondente e o programa é aberto. Simples e rápido.
Além disso, o lançador ainda tem alguns botões extras com funções diversas: lixeira, busca, atalhos para pendrives e discos externos, e também um botão para exibir as áreas de trabalho virtuais. E, se você estiver navegando pelos seus arquivos e quiser abrir um arquivo específico, arraste-o para a barra: apenas os programas capazes de abri-lo ficarão habilitados.
Existem diversas outras novidades no ambiente visual que podem ser exploradas para tornar a navegação mais rica, mas trataremos delas em outros artigos.Sobre a instalação do sistema. Se você já tem o Ubuntu 10.10 no computador, o instalador vai perguntar se você prefere atualizá-lo ou fazer uma instalação limpa. A escolha é sua, mas se você instalou muitos programas alternativos ou fez alterações pesadas na instalação, pode valer a pena fazer uma instalação do zero. Aliás, fica a dica: sempre mantenha o diretório /home em uma partição separada, assim você pode fazer quantas instalações quiser sem perder seus arquivos e configurações pessoais.
Com relação aos programas, além do Firefox 4, temos também o Banshee, novo player de música padrão e que substitui muito bem o Rhythmbox. Além disso, o LibreOffice é a nova suíte de documentos padrão, substituindo o OpenOffice. Outros aplicativos também foram atualizados e receberam cuidado especial, como o Empathy programa de mensagens instantâneas que suporta diversos protocolos (MSN, GTalk e outros).
A Central de Programas do Ubuntu também recebeu uma boa atualização, e agora é possível avaliar os programas disponíveis, além de deixar comentários. Ou seja, com o tempo será possível saber quais são os programas mais recomendados pela comunidade, e isso ainda poderá ser útil para os desenvolvedores, que agora terão um feedback direto dos usuários. Uma outra sacada é que você tem a opção de adicionar o aplicativo ao lançador logo durante a instalação, sem precisar arrastá-lo para lá.
Usuários do Ubuntu One — serviço de armazenamento nas nuvens da Canonical — também foram agraciados com boas mudanças: o painel está mais simples, as opções estão centralizadas, e além de sincronizar contatos de email e do celular, agora você pode sincronizar contatos da sua conta no Facebook.
Nenhum comentário:
Postar um comentário