Boa vindas

......................BEM VINDOS AO BLOG DE ESTUDO DO PROFESSOR RAUL SALUSTIANO

Propaganda

Redes: Roteadores Switch's e Hub.

As pessoas sabem que  Roteador Hub, Switch  são nomes de equipamentos que possibilitam a conexão de computadores em redes. Porém, as pessoas, muitas delas não sabem exatamente a diferença entre esses dispositivos.

Por isso falarei de cada um deles visando ajudar a você a entender a diferença e a função de cada um:

Hub

 
O hub é um dispositivo que tem a função de fazer os computadores se comunicarem e atraves desta comunição transforma-sem em  uma rede local. Sua forma de trabalho é   simples se comparado ao Switch's e ao Roteadores: o Hub recebe dados vindos de um computador e os transmite às outros computadores. No momento em que isso ocorre, nenhum outro computador da rede consegue enviar sinal. Sua liberação acontece após o sinal anterior ter sido completamente entregue ao outro computador da rede.
Em um hub é possível ter várias portas, ou seja, entradas para conectar o cabo de rede de cada computador. Geralmente, há aparelhos com 8, 16, 24 e 32 portas. A quantidade varia de acordo com o modelo e o fabricante do equipamento.
Hubs são adequados para redes pequenas e/ou domésticas. Havendo poucos computadores é muito pouco provável que surja algum problema de desempenho.

Existem Três Tipos de Hub são eles Passivo, Ativo e Hibrído

Hub Passivo.
Permitem a concentração de todo o cabeamento não amplifica ou regeneram o sinal. Não necessitam ser energizados para funcionar. A distância entre dois concentradores não deverá ultrapassar o limite máximo permitido sem regeneração do sinal. Um hub passivo serve apenas de ponto de conexão física.

Hub Ativo. 
Regeneram e amplificam o sinal, necessitam ser energizados, pois precisam de energia para amplificar o sinal que chega a uma porta antes de passá-lo para as outras portas. São também conhecidos como repetidores multiporta (8,  12, 16 ports).

Hub Hibrído
Podem acomodar diferentes tipos de meio físico.
 Os hubs podem:
Servir para expandir a rede.
Acomodar diferentes tipos de meio físico.
Monitorar o tráfego e a atividade da rede.

Switch


O switch é um aparelho muito semelhante ao hub, mas tem uma grande diferença: os dados vindos do computador de origem somente são repassados ao computador de destino. Isso porque os switchs criam uma espécie de canal de comunicação exclusiva entre a origem e o destino. Dessa forma, a rede não fica "presa" a um único computador no envio de informações. Isso aumenta o desempenho da rede já que a comunicação está sempre disponível, exceto quando dois ou mais computadores tentam enviar dados simultaneamente à mesma máquina. Essa característica também diminui a ocorrência de erros (colisões de pacotes,).
Como no hub,  tem várias portas em um switch e a quantidade varia da mesma forma.
O hub está cada vez mais em desuso. Isso porque existe um dispositivo chamado "hub switch" que possui preço parecido com o de um hub convencional. Trata-se de um tipo de switch econômico, geralmente usado para redes com até 24 computadores. Para redes maiores mas que não necessitam de um roteador, os switchs são mais indicados.


Roteadores




O Roteador (ou router) é um equipamento utilizado em redes de maior porte. Ele é "inteligente" que o switch, pois além de poder fazer a mesma função deste, também tem a capacidade de escolher a melhor rota que um determinado pacote de dados deve seguir para chegar em seu destino. É como se a rede fosse uma  grande Empresa e o roteador escolhesse os caminhos mais curtos e menos congestionados para se chegar até a Saida do Predio. poriço o nome de roteador, melhor Rota..
Existem basicamente dois tipos de roteadores:
Estáticos: este tipo de aparelho  é mais barato e é focado em escolher sempre o menor caminho para os dados, sem considerar se aquele caminho tem ou não congestionamento; ja são rotas predefinidas pelo usuario que o configurou.
Dinâmicos: este é mais sofisticado (e conseqüentemente mais caro) e considera se há ou não congestionamento na rede. Ele trabalha para fazer o caminho mais rápido, mesmo que seja o caminho mais longo. De nada adianta utilizar o menor caminho se esse estiver congestionado. Muitos dos roteadores dinâmicos são capazes de fazer compressão de dados para elevar a taxa de transferência.
Os roteadores são capazes de interligar várias redes e geralmente trabalham em conjunto com hubs e switchs. Ainda, podem ser dotados de recursos extras, como firewall, por exemplo.
e os Roteadores podem disponiblizar sinal somente a cabos ou com sinal Wirelles.



Nas proximas postagem estarei divulgando mais informaçõs sobre Rede e equipamentos usados na comunicação de uma Rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário