O Modelo OSI e suas 7 camadas
Camada Física
Lidar com a transmissão pura de bits é definição do meio físico, níveis de tensão, duração de um bit, taxa de Transmissão, comprimento máximo, construção dos conectores
Camada de Enlace
Após a camada física ter formatado os dados de maneira que a camada de enlace os entenda, inicia-se a segunda parte do processo. Um aspecto interessante é que a camada de enlace já entende um endereço, o endereço físico (MAC Address – Media Access Control ou Controle de acesso a mídia) – a partir daqui sempre que eu me referir a endereço físico estou me referindo ao MAC "Address".
A camada de enlace trata as topologias de rede, dispositivos como Switch, e placa de rede, interfaces, etc., e é responsável por todo o processo de comutação. Após o recebimento dos bits, ela os converte de maneira inteligível, os transforma em unidade de dado, subtrai o endereço físico e encaminha para a camada de rede que continua o processo. Sua PDU é o QUADRO.
Camada de Rede
A camada 3 é responsável pelo tráfego no processo de trabalho da internet. A partir de dispositivos como roteadores, ela decide qual o melhor caminho para os dados no processo, bem como estabelecimento das rotas. A camada 3 já entende o endereço físico, que o converte para endereço lógico (o endereço IP). Exemplo de protocolos de endereçamento lógico são o IP e o IPX. A partir daí, a PDU da camada de enlace, o quadro, se transforma em unidade de dado de camada 3. Exemplo de dispositivo atuante nessa camada é o Roteador, que sem dúvida é o principal agente no processo de trabalho da internet, pois este determina as melhores rotas baseados nos seus critérios, endereça os dados pelas redes, e gerencia suas tabelas de roteamentos. A PDU da camada 3 é o PACOTE.
Camada de Transporte
A camada de transporte é responsável pela qualidade na entrega/recebimento dos dados. Após os dados já endereçados virem da camada 3, é hora de começar o transporte dos mesmos. A camada 4 gerencia esse processo, para assegurar de maneira confiável o sucesso no transporte dos dados, por exemplo, um serviço bastante interessante que atua de forma interativa nessa camada é o Q..O.S ou Quality of Service (Qualidade de Serviço), que é um assunto bastante importante é fundamental no processo de trabalho da internet e mais adiante vou abordá-lo de maneira bem detalhada. Então, após os pacotes virem da camada de rede, já com seus "remetentes/destinatários", é hora de entregá-los, como se as cartas tivessem acabados de sair do correio (camada 3), e o carteiro fosse as transportar (camada 4). Junto dos protocolos de endereçamento (IP e IPX), agora entram os protocolos de transporte (por exemplo, o TCP e o SPX). A PDU da camada 4 é o SEGMENTO.
Camada de Sessão
Após a recepção dos bits, a obtenção do endereço, e a definição de um caminho para o transporte, se iniciam então a sessão responsável pelo processo da troca de dados/comunicação. A camada 5 é responsável por iniciar, gerenciar e terminar a conexão entre hosts. Para obter êxito no processo de comunicação, a camada de seção tem que se preocupar com a sincronização entre hosts, para que a sessão aberta entre eles se mantenha funcionando. Exemplo de dispositivos, ou mais especificamente, aplicativos que atuam na camada de sessão é o ICQ, ou o MIRC. A partir daí, a camada de sessão e as camadas superiores vão tratar como PDU os DADOS.
Camada de Apresentação
A camada 6 atua como intermediaria no processo frente às suas camadas adjacentes. Ela cuida da formatação dos dados, e da representação destes, e ela é a camada responsável por fazer com que duas redes diferentes (por exemplo, uma TCP/IP e outra IPX/SPX) se comuniquem, "traduzindo" os dados no processo de comunicação. Alguns dispositivos atuantes na camada de Apresentação são o Gateway, ou os Traceivers, sendo que o Gateway no caso faria a ponte entre as redes traduzindo diferentes protocolos, e o Tranceiver traduz sinais por exemplo de cabo UTP em sinais que um cabo Coaxial entenda.
Camada de Aplicação
A camada de aplicação e a que mais notamos no dia a dia, pois interagimos direto com ela através de softwares como cliente de correio, programas de mensagens instantâneas, etc. Do ponto de vista do conceito, a camada 7 e basicamente a interface direta para inserção/recepção de dados. Nela é que atuam o DNS, o Telnet, o FTP, etc. E ela pode tanto iniciar quanto finalizar o processo, pois como a camada física, se encontra em um dos extremos do modelo!
Estas são as Camadas Responsável para a comunicação de um Host (Computador) se comunicar em Rede (Internet).
Agora você ja sabe como o computador se comunicar.
Estas são as Camadas Responsável para a comunicação de um Host (Computador) se comunicar em Rede (Internet).
Agora você ja sabe como o computador se comunicar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário