Boa vindas

......................BEM VINDOS AO BLOG DE ESTUDO DO PROFESSOR RAUL SALUSTIANO

Propaganda

Windows 7 abre caminho para o futuro


A atualização para Windows 7 é um excelente investimento diante da aposentadoria do XP e da chegada do Windows 8

É senso comum que manter uma infraestrutura de desktops e notebooks nas empresas não é uma tarefa fácil. A empreitada costuma consumir tempo e recursos, muitas vezes, mais do que se imagina. Quando se pensa em eliminar os riscos de segurança das informações, o trabalho pode ser ainda maior, complexo e inglório.
Uma boa prática para reduzir as chances de dor de cabeça é acompanhar o ritmo da evolução dos sistemas. Mesmo em organizações de TI com orçamento apertado, vale a pena avaliar a possibilidade de atualizar os sistemas operacionais e as ferramentas de produtividade, seja para simplificar a administração do parque de computadores, para reduzir os riscos de segurança ou ainda para dispor de soluções mais modernas capazes de atender novas demandas.
Em geral, versões mais modernas de sistemas operacionais e pacotes de aplicativos incorporam mecanismos para fechar vulnerabilidades e aumentar o desempenho, além de interfaces mais aprimoradas para torná-las mais amigáveis ao usuário. E é natural que eles ocupem o espaço de seus antecessores mais antigos na linha de produtos dos fornecedores. É o que vai acontecer com o Windows XP e o Office 2003, que se aposentarão em abril de 2014 e não contarão mais com o suporte da Microsoft, incluindo patches de segurança. O Gartner prevê que mais de 50% das organizações que não começarem a implantar o Windows 7 no início de 2012 não terão concluído a implantação antes do fim do suporte do XP e incorrerão em custos mais altos de suporte.
Porém, ainda que esse seja um bom investimento, a atualização de software pode assustar muitos gerentes de TI por conta de alguns desafios, como o custo, a integração de sistemas e a possível necessidade de retreinamento dos usuários finais.
O fantasma pode ser menos assustador do que aparenta. Consideremos a migração para o Windows 7 e Office 2010. Para ajudar no processo de migração, a Microsoft e seus parceiros de serviços oferecem programas de imersão na tecnologia, aplicativo para autotreinamento, provas de conceito e projetos-piloto que contribuem para uma atualização bem-sucedida.

A compatibilidade dos aplicativos também não precisa ser traumática. Com o Microsoft Application Compatibility Toolkit (ACT), é possível identificar com eficácia e custos reduzidos as aplicações compatíveis com Windows 7 e quais necessitam de testes adicionais. Pensando no usuário final, a Microsoft oferece o Programa de Uso Doméstico para Office 2010 e o e-leaning kit para Windows e Office, que encoraja os futuros usuários nas organizações a avaliarem a nova versão permitindo o uso em casa antes da implantação na empresa. Por fim, mas não menos importante, estão os custos da atualização. Com certeza, haverá um programa de licenciamento da Microsoft que atenderá perfeitamente às necessidades de cada empresa.
E não se preocupe se já estiver pensando no Windows 8. Os investimentos feitos no Windows 7 poderão ser aproveitados no deployment da próxima versão do sistema operacional. Em primeiro lugar, a migração para o Windows 7, Internet Explorer 9, Office 2010 dará à empresa os resultados imediatos de um sistema moderno e preparará o ambiente para integrar o Windows 8 assim que estiver disponível. Além disso, os investimentos feitos hoje em planejamento e testes de aplicativos para o Windows 7 vão facilitar a futura transição para Windows 8, que poderá ser usado nos PCs tradicionais e também nos tablets. Podemos dizer que o Windows 7 é o caminho para o Windows 8 e, no futuro, veremos ambientes usando uma combinação de dispositivos com Windows 8 junto com PCs com Windows 7, preservando o investimento de agora para um futuro próximo.
A Microsoft recomenda que as empresas se concentrem na implantação do Windows 7 hoje. No futuro, o uso do Windows 8 vai abrir novos cenários que vão suportar diversos estilos de trabalhar em toda a organização

Nenhum comentário:

Postar um comentário